Método de Estudo Dirigido

Razão de Ser: autonomia intelectual

A continuação dos estudos é necessidade que se impõe a todo e qualquer profissional, pois a evolução dos saberes, que acompanha às alterações da realidade, exige contínua atualização. Mais ainda, o surgimento de novos institutos faz com que os profissionais tenham que repensar suas práticas.

Frente a essa constatação, qualquer profissional pode seguir dois caminhos. Pode continuamente atualizar-se nos inúmeros cursos rápidos que são oferecidos pelo mercado. Ou pode buscar a construção da autonomia intelectual (com o respectivo despertar da consciência crítica e reflexiva) que permita compreender as futuras alterações com seus instrumentais próprios. A segunda forma, é o que diferencia uma pós-graduação de um mero curso de atualização.

Para construir essa almejada autonomia intelectual, a ESDC desenvolveu seu método de estudo dirigido, que habilita para a argumentação, o raciocínio lógico, a persuasão e a reflexão crítica.

Funcionamento: estudo individual e discussão prática

Para cada uma das aulas, indicam-se as leituras necessárias para o aluno adquirir os conhecimentos básicos e complementares de cada tema de aula (os textos indicados concentram-se em artigos de nossa publicação científica, da Revista Brasileira de Direito Constitucional - RBDC, pois foi desenvolvida justamente para suportar este método de estudo).

Todas as semanas, afere-se o conhecimento adquirido por estas leituras, apresentando-se questões práticas a serem solucionadas com os instrumentais teóricos assimilados no estudo individual. Nesse momento privilegiado, além de se verificar individualmente a compreensão dos textos estudados, exercita-se na argumentação fundada, nas técnicas de persuasão e no raciocínio lógico-pragmático.

O treinamento continuado em aplicar os conhecimentos teóricos em questões práticas habilita os alunos a enfrentar futuras questões sozinhos, criando soluções fundadas. Ou seja, dá-lhes a autonomia e a consciência crítica e reflexiva próprias de um especialista.

Roteiros de Estudos (alguns exemplos):

Controle de Constitucionalidade

Organização do Estado e dos Poderes

Princípios Constitucionais do Processo Direitos Fundamentais