RBDC

 

ORIGEM DA RBDC

Todo profissional precisa capacitar-se a resolver autonomamente os problemas com que se depara, necessita habilitar-se para a análise, a crítica e a reflexão, utilizando métodos seguros de argumentação e de verificação das possíveis soluções (facetas do pensamento e do método científico). A construção desse perfil de autonomia intelectual sempre foi uma das metas diferenciadoras da filosofia educacional da Escola Superior de Direito Constitucional - ESDC.

A Revista Brasileira de Direito Constitucional - RBDC atualizou o propósito da ESDC: ser caminho de especialização, de estudos avançados no Direito Constitucional.

Inicialmente desenvolvida com o propósito de constituir fonte diferenciada de estudos para os cursos de pós-graduação da ESDC, em função do reconhecimento de sua qualidade, viu-se forçosamente ampliada em seus propósitos, tornando-se uma publicação voltada a toda a comunidade jurídica nacional e internacional.

Ademais, em função do elevado número de solicitações recebidas das mais diversas instituições públicas e privadas, fundadas na afirmação de que a RBDC era contínua e rotineiramente utilizada por inúmeros profissionais em seus afazeres, a ESDC concedeu o acesso gratuito ao seu projeto acadêmico-científico. A partir do nº 8 (jul./dez. 2006), portanto, a RBDC revestiu-se também da versão eletrônica de livre acesso.

 

A RBDC DE HOJE

A Revista Brasileira de Direito Constitucional - RBDC é uma publicação semestral que se destina a publicar trabalhos científicos (originais, de revisão e de divulgação científica) de pesquisadores e docentes de instituições nacionais, estrangeiras e internacionais que contribuam para o desenvolvimento do DIREITO CONSTITUCIONAL.

A RBDC tem FLUXO CONTÍNUO e aceita trabalhos escritos em português, espanhol, inglês e italiano. Os textos são publicados em uma dessas línguas; com títulos, resumos e palavras-chave em todas as línguas mencionadas.

Embora a RBDC tenha sido interrompida por 8 (oito) anos, de 2016 a 2023, não perdeu sua relevância científica nacional e internacional. Basta observar que o seu índice h5 (métrica do Google Scholar para revistas científicas que considera apenas os últimos 5 anos) a mantém entre as primeiras revistas científicas da área direito constitucional com maior índice h5 no mundo e da área do direito no Brasil.

Renovados e revigorados os seus objetivos e sua equipe, a RBDC retoma a sua produção semestral, agora com fluxo contínuo não apenas para a submissão, mas também para a publicação.

 

DIRETÓRIOS, BASES INDEXADORAS E REPOSITÓRIOS:

Avaliação 2017-2020 no indexador QUALIS: B3

GOOGLE SCHOLAR desde 2019 (últimos 5 anos): h5=14; i10=22
Link: https://scholar.google.com.br/citations?user=t3dD3UoAAAAJ&hl=pt-BR

MIGUILIM: https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/4536
SUMÁRIOS.ORG: https://www.sumarios.org/revista/revista-brasileira-de-direito-constitucional
LATINDEX: https://www.latindex.org/latindex/ficha/28764