Publicações Científicas da ESDC

O amadurecimento da pesquisa que se desenvolve na ESDC é constatado pela série de publicações científicas que mantém: a Revista Brasileira de Direito Constitucional, os Cadernos Interdisciplinares Luso-Brasileiros, a Coleção Pensamento e Criatividade e a Coleção Humanidades, bem como pela participação na produção da Revista Notandum e da Revista Internacional d'Humanitats.

 

Revista Brasileira de Direito Constitucional - RBDC

A Revista Brasileira de Direito Constitucional – RBDC atualiza semestralmente seu propósito de ser caminho de especialização, de estudos avançados no Direito Constitucional, oferecendo o que há de mais moderno e atual no que se refere a algum tema chave desta área do saber.

Inicialmente desenvolvida com o propósito de constituir fonte diferenciada de estudos para os cursos de pós-graduação da ESDC, em função do reconhecimento de sua qualidade, viu-se utilizada em diversas outras instituições de ensino, inclusive em graduações, bem como tornou-se material referido continuamente em inúmeras instâncias jurídicas: tribunais constitucionais e superiores como o STF e o STJ, órgãos judiciais como o TJSP e TRF da 3ª Região, etc.

Em cada número (e tema), congrega o pensamento de juristas nacionais e de número considerável de estrangeiros (dos mais diversos países: Alemanha, Itália, França, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Argentina, México...) que se destacam por suas pesquisas e publicações sobre a questão prática e profissional da respectiva edição. Não agrega simplesmente estudos dispersos da área, mas sim manifestações avalizadas sobre um tópico relevante para os problemas jurídicos do dia a dia do profissional do direito (igualdade e isonomia, regime dos direitos humanos fundamentais, princípios constitucionais do processo etc.).

Ademais, em função do elevado número de solicitações de nossa publicação recebidas das mais diversas instituições públicas e privadas, fundadas na afirmação de que a RBDC tem sido utilizada rotineiramente por inúmeros profissionais em seus afazeres, impeliu-nos a atribuir acesso gratuito a nosso projeto acadêmico-científico.

Assim sendo, a partir do número 8 convertemos a RBDC também em periódico eletrônico de livre acesso. Esperamos que essa atitude generosa da Escola Superior de Direito Constitucional represente efetiva contribuição para a formação de uma sociedade realmente democrática, pois efetivamente ancorada na ciência, no saber.

promoção para a aquisição dos números anteriores (nº 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7).

>> condições especiais e pedido