Importância da Pesquisa

A atual rapidez com que evoluem as relações sociais modificam continuamente as relações jurídicas. Desta forma, acelera, cada vez mais, o processo pelo qual a informação recebida nos bancos acadêmicos se torna ultrapassada.

Impossibilitado de sempre retornar aos estudos formais, o profissional de hoje precisa capacitar-se a resolver autonomamente os novos problemas, ganhando a necessária atitude analítica-crítica e aprendendo a utilizar métodos seguros de verificação das possíveis soluções (facetas do pensamento e do método científico).

A construção desse perfil profissional autônomo sempre foi uma das marcas diferenciadoras da filosofia educacional da ESDC que sempre direcionou seus esforços para a consolidação de atividades permanentes de pesquisa (meio adequado para a construção da almejada autonomia intelectual) por parte de seus professores e alunos.

Núcleos de Pesquisa

Para qualificar para a pesquisa – oferecendo elementos para a verdadeira produção científica, criadora de novas teses jurídicas, especialmente o espírito reflexivo e a habilidade de criar argumentos jurídicos bem fundamentados e articulados para os casos concretos –, a ESDC consolidou gradativamente Núcleos Permanentes de Investigação e Produção Científica.

O Núcleo Pensamento e Criatividade almeja reforçar precipuamente nossa filosofia educacional, que se ancora no pensamento crítico criado pelo “método pedagógico da descoberta”, objetivo que é traduzido em expressão habitual em nossos muros: é preciso “aprender a pensar o Direito”.

O Núcleo Humanidades volta-se a construir a formação humanística e interdisciplinar que a ciência moderna e o mundo atual exigem, meta traduzida em outra expressão costumeira em nossos muros: é preciso um “conhecimento sem fronteiras”.

O Núcleo Direito Constitucional Interdisciplinar é voltado à análise do fenômeno da constitucionalização do Direito, na explicitação da influência que o Direito Constitucional exerce nas bases, nos postulados das outras cadeiras do Direito, notadamente nas de Direito Público. As atividades deste núcleo permitem constatar a repercussão efetiva que uma profunda base teórica traz ao exercício profissional especializado.

O Centro de Pesquisas Jurídicas volta-se notadamente para o estudo e a resolução concreta de problemas jurídicos complexos e específicos, onde a aplicação prática do Direito Constitucional e de seus institutos desvela soluções mais adequadas. É o núcleo que permite o exercício continuado da autonomia intelectual para a apresentação de novas soluções jurídicas profundamente justificadas.