Núcleo de Investigação e Produção Científica

Pensamento e Criatividade

O Núcleo Pensamento e Criatividade nasceu em 2005 como fruto de um convênio internacional entre a Escuela de Pensamiento y Creatividad - EPC, fundada em 1987, na Espanha, pelo professor catedrático emérito de filosofía da Universidad Complutense de Madri D. Alfonso Lopez Quintás e a ESDC.

Representação no Brasil da
Escuela de
 Pensamiento y Creatividad

O Núcleo Pensamento e Criatividade - além de investigar o pensamento do professor, educador e filósofo López Quintás (projeto iniciado com a tese de doutorado do Prof. Gabriel Perissé, sob a orientação do Prof. Jean Lauand) - representa no Brasil a EPC.

Desta forma, dirige-se aos mesmos fins que a EPC, ou seja, a construir um novo projeto de aperfeiçoamento pessoal de lideranças culturais, de professores, de jovens e de toda pessoa que queira assumir uma atitude positiva e responsável perante a vida e a coletividade; e a investigar a fundo o que é e no que implica o desenvolvimento da pessoa humana, a fim de que os educadores possam oferecer chaves de orientação suficientemente lúcidas para que os seus interlocutores possam delas extrair, por si mesmos, pautas certeiras de conduta.

Concentra suas crenças em que as chaves necessárias para implementar uma vida de sucesso consistem em pensar de forma crítica, não se deixar manipular, ter poder de discernimento para distinguir o que constrói a personalidade e o que a destrói, aprender a arte de ser criativos na vida cotidiana.

O método que utiliza e divulga é eminentemente criativo: não é voltado tanto a “ensinar” ou “replicar” determinados conteúdos, quanto a “ajudar a descobrí-los”. Desta forma, os assistentes vêem que sua liberdade não é diminuída, senão claramente incrementada. Utiliza essencialmente os instrumentais da filosofía, arte, literatura e cinema de modo rigoroso e acessível em suas multifacetadas atividades: palestras, cursos, grupos de estudo, seminários, publicações etc.

 

A QUEM SE DIRIGE E COM QUE PROPÓSITO

  • A todos os educadores que pretendem recuperar ou relevar sua capacidade de liderança; a autoridade, não o mero poder de mandar, desnecessário para o verdadeiro líder.

  • Às instituições de ensino que preocupam-se em converter, de modo eficaz, cada disciplina ou área do conhecimento em fonte de formação humana.

  • A toda pessoa preocupada com sua formação que busca um conhecimento mais preciso de filosofia, ética, antropologia, literatura..., ou seja, das diferentes disciplinas que estudam a vida humana e permitem analisar com lucidez as questões da vida, sustentar uma conversação de qualidade sobre elas, orientar devidamente a si mesmos e guiar aos outros.

  • Para todos que pretendem adquirir a capacidade de pensar com rigor, de descobrir o que são os valores, de distinguir claramente as experiências que constróem a personalidade humana e as que a destróem.

COMISSÃO CIENTÍFICA E EXECUTIVA

Presidência:

Prof. Alfonso Lopez Quintás (Espanha)

Prof. Gabriel Perissé (Brasil)

Direção:

Prof. Marcelo Lamy (Brasil)